Campanhas Publicas

A Experiência mostra que os progressos da Medicina, aliados à força do diagnóstico precoce, conseguem aumentar as chances de cura dos tumores que atingem exclusivamente a mulher.

O câncer de colo do útero apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a 100%, quando diagnosticado e tratado em estados iniciais ou em fases precursoras. Sua incidência aumenta a partir dos 30 anos de idade. As Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer para o Brasil, elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer para o ano 2011, previram 16.480 novos casos dessa patologia e 4.110 óbitos. O câncer de colo do útero continua a ser, entre nós, um problema de Saúde Pública, o que levou o Brasil a assumir, nos anos 80, o seu controle como prioridade nas políticas de atenção à saúde da mulher.

Além do câncer do colo uterino, diversas doenças sexualmente transmissíveis ou não poderão ser diagnósticas e tratadas através do principio exame, generalizando diversos tipos de doenças podem ser diagnosticadas precocemente através de outros exames simples, como, testes de glicemia, pressão arterial e outros exames até mesmo como hepatites A "Saúde é como flor. Precisa ser cuidada ". É preciso que a população desenvolva essa capacidade de se prevenir através de atos simples. A saúde precisa ser cuidada e cuidado é prevenir. A iniciativa da prevenção traz benefícios não apenas para a população, mas também para sistema público de saúde já que prevenir gera menos gastos que tratar as doenças. É mais barato e mais saudável. O correto é prevenir para que a pessoa não necessite ir para o hospital.

A proposta é trazer ao município uma campanha visando o atendimento de toda região para enfatizar a prevenção do câncer ginecológico e outras doenças. Através de palestras, exames preventivos como o exame cervico-vaginal (Papanicolaou), glicemia, hepatite e outros exames necessários para diagnosticar precocemente a doença, evitando o excesso de gastos públicos e cuidando do munícipe, garantindo-lhe melhor qualidade de vida, deixando-o satisfeito com a administração local. As palestras podem ser direcionadas a centros públicos ou unidades de saúde determinados pelo município.